O uso do Geogebra e Winplot no estudo de funções
Escola: EE "Prof. Hugo Gambetti" - Promissão - SP
Professor: Alexandre Darros
Público Alvo: 1ª, 2ª e 3ª séries do EM
Período de Realização: 19/08 a 22/11/2013
Número de horas: 30
Justificativas:
Proporcionar ao educando, a construção do seu conhecimento de forma ampla e colaborativa, utilizando-se das novas tecnologias, tornando assim, a aprendizagem mais atraente e significativa.
Com base na dificuldade dos alunos na construção de gráficos, se faz necessário desenvolver um elo de ligação no processo de aprendizagem, proporcionando um mecanismo que possa alavancar os estudos e um enriquecimento intelectual dos alunos.
Tais dificuldades foram detectadas ao longo dos 1º e no início do 2º bimestres e por meio das atividades propostas no caderno do aluno (1º e 2º bimestre - Localização de pontos no plano cartesiano e plano Argand-Gauss).
A escola no ano de 2012 alcançou a meta em matemática no Saresp, porém a nota alcançada está muito abaixo da média das escolas da diretoria de ensino. Por proporcionar um trabalho diferenciado e articulado entre os professores e alunos, este projeto proporcionará um enriquecimento aos conteúdos com a possibilidade de articulação com as outras disciplinas do currículo e o uso da tecnologia.
Objetivos:
Proporcionar ao aluno uma visão mais ampla do tema funções de uma forma diferenciada mostrando as possibilidades de utilização dos recursos computacionais.
Analisar e interpretar gráficos, obtendo a partir deles informações sobre a função que representam. Construir gráficos de funções, afim e quadrática, com o auxílio de um software livre: Geogebra e Winplot.
Analisar e interpretar gráficos, obtendo a partir deles informações sobre a função que representam. Construir gráficos de funções, afim e quadrática, com o auxílio de um software livre: Geogebra e Winplot.
Metas:
-Diminuir em 100% o índice de reprovação dos alunos em matemática;
-Preparar os alunos para a utilização de recursos tecnológicos diferenciados, no caso o software matemático.
-Preparar os alunos para a utilização de recursos tecnológicos diferenciados, no caso o software matemático.
Procedimentos:
Inicialmente as atividades serão desenvolvidas em sala de aula (Caderno do aluno Vol 03). Os alunos construirão os gráficos das funções propostas no caderno do aluno, em seus próprios cadernos e em papel quadriculado, utilizando-se de conceitos trabalhados nas situações de aprendizagem do caderno 3.
Durante o desenvolver das aulas durante o bimestre, os alunos serão levados à sala de informática onde, através da orientação do professor, aprenderão a construir (e corrigir) seus gráficos no Geogebra e Winplot.
Ao trabalhar com as funções quadrátricas, os alunos irão trabalhar com situações concretas, através de medições para trabalharem com maximização de áreas através das medidas, utilizando a trena, fita métrica e o caderno para o registro dos dados.
Utilizando o escalímetro os alunos irão verificar se a alteração da escala utilizada na construção altera a natureza do gráfico e sua finalidade.
Como produto final os alunos irão publicar um diário de bordo através da criação de um blog.
Durante o desenvolver das aulas durante o bimestre, os alunos serão levados à sala de informática onde, através da orientação do professor, aprenderão a construir (e corrigir) seus gráficos no Geogebra e Winplot.
Ao trabalhar com as funções quadrátricas, os alunos irão trabalhar com situações concretas, através de medições para trabalharem com maximização de áreas através das medidas, utilizando a trena, fita métrica e o caderno para o registro dos dados.
Utilizando o escalímetro os alunos irão verificar se a alteração da escala utilizada na construção altera a natureza do gráfico e sua finalidade.
Como produto final os alunos irão publicar um diário de bordo através da criação de um blog.
Bibliografia:
O Currículo do Estado de São Paulo, permite uma boa articulação com o projeto, pois as situações de aprendiagem presentes no caderno aluno, possibilita um bom embasamento do conteúdo a ser trabalhado.
SEE - SP Currículo do Estado São Paulo: Matemática e suas tecnologias; 1ª; 2010; pág 29 a 57
SEE - SP Caderno do Aluno : Matemática; 1ª, 2ª e 3ª; 2013; pág: 4 a 35
SEE - SP Currículo do Estado São Paulo: Matemática e suas tecnologias; 1ª; 2010; pág 29 a 57
SEE - SP Caderno do Aluno : Matemática; 1ª, 2ª e 3ª; 2013; pág: 4 a 35
Aspectos facilitadores e dificultadores do projeto:
Facilitadores:
Apoio da direção e coordenação pedagógica da escola e os alunos se mostram participativos, como verificado no ano anterior. Reaproveitar material que ainda está em condição de uso do ano anterior.
Dificultadores: Poucos computadores na sala de informática.
Apoio da direção e coordenação pedagógica da escola e os alunos se mostram participativos, como verificado no ano anterior. Reaproveitar material que ainda está em condição de uso do ano anterior.
Dificultadores: Poucos computadores na sala de informática.
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